quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Relaçao homem/natureza

Pensando uma nova relação homem /natureza 2: Tese inicial
Gostaria de abrir essa propondo uma tese inicial que gostaria de defender.
Eu defendo que as relações: (1) ser humano com ser humano, (2) ser humano com animais e (3) ser humano com a natureza tem a mesma determinação.
Pare e pense um pouco como essa tese é radical. As pessoas normalmente separam essas três relações. Das relações entre pessoas temos a ética, a política (o “viver em comunidade” na concepção grega clássica) a psicologia etc. Em nenhuma dessas reflexões normalmente a nossa relação com outros seres vivos e com a natureza merece se quer menção, muito menos lugar de destaque.
Agora considere o seguinte. Pessoas vivem suas vidas de maneira “holística”. Com isso quero dizer que não tomamos decisões em “compartimentos” onde aplicamos diferentes critérios para diferentes tipos de decisões. Mas é assim que a o pensamento/academia apresenta. Ora aqui procuramos na psicologia uma explicação, depois na economia, e por ai vai.
Esse erro/vicio de pensamento leva naturalmente a separação dessas três relações. Mas na unidade de ação que, concretamente, é o ser humano, me parece OBVIO que como tratamos um ou outro tem muito a ver como tratamos os animais e o meio ambiente.
Defendida a tese que estamos lidando então com algo que mantém uma unicidade, volto depois para analisar os fatores que determinam em conjunto essas relações. Vamos ver que SE você se importa de como o homem trata seus pares, você TEM que se importar de como nos tratamos os animais e o meio ambiente.

Nenhum comentário: