quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Relaçoes...

No ultimo post defendi a tese que “as relações: (1) ser humano com ser humano, (2) ser humano com animais e (3) ser humano com a natureza tem a mesma determinação.”
Então qual essa determinação?
Primeiro devemos responder qual a relação. Deixamos de lado o primeiro conjunto de relações, ser humano com ser humano, bastante complicado de especificar. Porem parece ser bem mais fácil identificar qual as duas outras relações (ser humano com animais e ser humano com a natureza): a de domínio e uso.
Matamos, usamos e torturamos animais sem muita consciência. Vemos tanto os animais como a natureza como “recursos” que nos, os “superiores” seres humanos, podemos usar ao nosso belo prazer e gozo.
Por que isso, isto é, por que essa relação tem essa determinação e não outra? Por que nos vemos “no direito” de abusar animais e o meio ambiente?
A culpa é de Darwin! Ou mais precisamente da evolução. Nosso cérebro “gigante” de fato nos deu poder, como espécie, sobre outras espécies e a natureza como um todo. Adicione a isso a narcisistica tese que “Deus” o supremo ser, é ou humano (Jesus), ou nos escolhe como seu ser “eleito" acima de todos (quase todas as religiões, certamente as monoteísticas ) e ai o estrago ta feito. Parece fácil e explicar nossa maldade contra tudo e todos, inclusive OUTROS seres humanos (lembre, defendemos a tese que as três relações tem a MESMA determinação).
Mas pêra ai. Que em algum momento inicial da evolução da raça humana nos se apoderamos do nosso poder sobre outras raças é algo compreensível. Que isso AINDA acontece quando, tecnológicamente, temos TUDO para tratar outros animais e a própria natureza de forma diferente é algo que AINDA precisamos explicar. Vamos tentar fazer isso no nosso próximo post.

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa...Fico Feliz...é isso mesmo!!
LUTAR POR UM MUNDO MELHOR!!!
E fica ai mais uma Frase:

Matar animais por esporte, prazer, aventura ou por sua pele, é um ato ao mesmo tempo cruel e repugnante. Não há justificativa para uma brutalidade dessas. Não vejo razão para que os animais devam ser abatidos para servir como dieta humana quando existem tantos substitutos. Afinal, o homem pode viver sem carne.

Marcelo Skate

Paula Quod Me Nutrit Me Destruit disse...

Arrasou no comentário!!! Assino em baixo...Valewwwwwwwww Marcelo!!!

Unknown disse...

O arbitrário cultural talvez seja o maior culpado dessa "suposta supremacia humana" inserida através dos antigos textos hebraicos. = [